LINHA AUTOMOTIVA



A chave codificada foi criada para atrapalhar todos os ladrões de automóveis. Ela assume as funções de equipamento eletrônico, que imobiliza a partida.


Na era dos imobilizadores de partida, tarefas como fazer uma cópia da chave do veículo ou substituir a central que controla o sistema de injeção eletrônica – UCE deixaram de ser simples e diretas. Agora o profissional deve dominar os conceitos e as particularidades que envolvem os sistemas. Só assim conseguirá realizar os procedimentos com coerência e sucesso.


O que é um sistema imobilizador de partida?
O Imobilizador de partida é um sistema eletrônico, integrado à injeção eletrônica, que tem o objetivo de aumentar a proteção contra tentativas de roubo. Popularizou-se no Brasil a partir de 1996 com os veículos da família FIAT Pálio.
Nos veículos com sistema imobilizador, a chave de ignição possui um dispositivo (transponder) que transmite um código secreto (por intermédio do tradutor “módulo do imobilizador”) à unidade de comando eletrônico da injeção – UCE. A partida só é permitida se o código for reconhecido pela UCE.

É um sistema passivo, significa que não necessita da ação do proprietário do veículo para funcionar.


O sistema é composto basicamente por:

• Chaves eletrônicas com código secreto (transponder);
• Módulo do Imobilizador;
• Bobina ou Antena;
• Unidade de comando de injeção – UCE com linha de comunicação com o módulo do imobilizador.

A chave possui um transponder (chip) que possui um código eletrônico.

Os transponder utilizados nos sistemas imobilizadores são do tipo “magnético” só emitem o sinal quando da proximidade de um campo magnético, no caso, a bobina (antena) localizada junto ao cilindro de ignição do veículo.

Módulo do imobilizador
Recebe o código do transponder que é excitado pela antena e envia para a central da injeção.

Podemos encontrar centrais de imobilizador separadas (Fiat e VW), centrais que formam um conjunto com a antena (GM) e centrais de injeção que possuem o imobilizador incorporado (Ford, exceto F-250 e alguns Mondeo).

Bobina ou Antena
As antenas podem vir integradas com as centrais do imobilizador ou separadas.

Chaves eletrônicos com código secreto (transponder)
A palavra transponder é o resultado da junção de “transmitter + responder”, ela foi utilizada pela primeira vez por volta de 1944.

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